5 modelos de E-mail Marketing que vão vender no automático no seu negócio

A Live de número #020 do Projeto #216 tratou do tema: 5 e-mails que vão vender no automático no seu negócio. Esse conteúdo foi tirado do campo de batalha, da trincheira. Cada um desses e-mails já me renderam resultados incríveis e agora quero compartilha-los com todos vocês. Antes de partirmos para a prática, quero introduzir alguns conceitos que considero importantes para o entendimento geral.


Conceitos introdutórios:


Como as pessoas normalmente vendem por e-mail marketing:

Estou inserido neste meio do e-mail marketing há mais de 2 anos e já vi muita coisa errada. É normal que as pessoas errem sempre as mesmas coisas, afinal não é um tema tão difundido como outros tantos. Com o tempo, me dei conta que linha de raciocínio da maioria das pessoas segue o seguinte passo a passo:-> Surge a demanda de mandar um determinado e-mail-> Escreve esse e-mail com muito empenho -> Realiza o disparo desse e-mail para toda a base de contatos-> Faz algumas vendas com taxas razoáveis de abertura e conversão-> Repete o processo achando que o resultado vai se manter-> Percebe uma queda nas taxas de abertura e conversão-> Insiste e repete o mesmo processo diversas vezes -> Atinge taxas de abertura e conversão deploráveis-> Começa a achar que e-mail marketing não funciona mais-> Desiste de usar e-mail marketing
Esse passo a passo está errado em alguns pontos, mas o principal deles é o seguinte…


Qual o erro mais comum da maioria das pessoas ao disparar e-mail marketing:

O principal erro da maioria das pessoas ao disparar e-mails é tratar todas as pessoas como se elas fossem iguais. Num primeiro momento isso até pode parecer uma coisa positiva, mas é exatamente o oposto. Fazer disparos de e-mails para toda a sua base de contatos sem qualquer segmentação é desrespeitar a individualidade de cada uma dessas pessoas que estão do outro lado da tela lendo o que você escreve. Quando você não leva em consideração o momento da jornada que cada pessoa se encontra, você está sendo inconveniente para uma boa parte das suas Leads e, consequentemente, está afundando seus resultados com e-mail marketing.


>>> Não importa se a sua base tem 10 ou 10.000.000 de pessoas, trate elas como elas são: ÚNICAS! <<<


Dito isso, tenho certeza que você nunca mais vai cometer esse erro tão comum. Agora, quero te falar também sobre uma teoria muito importante que mudou a forma como eu enxergo o e-mail marketing…


Teoria de Paretto:

>>> 20% do seu tempo representa 80% do seu resultado <<<

Essa teoria propõe que uma parte pequena das tuas atividades representa uma parte enorme dos teus resultados…

Como assim, Laschuk?

A ideia é que você deve analisar todas as atividades que você executa e identificar quais delas de fato contribuem de forma prática e importante. Feito isso, você poderá prioriza-las com o objetivo de aumentar significativamente seu rendimento. Você sempre deve focar suas energias naquilo que mais impacta os seus resultados finais!


Trazendo isso para a realidade do e-mail marketing penso de cara nas automações. Eu aplico essa teoria no meu dia a dia criando automações de e-mail marketing para gerar vendas de forma automática. Além de economizar o meu tempo e me trazer resultados, essas automações levam muito em consideração o que eu te falei antes sobre tratar cada pessoa de forma única e personalizada. As minhas Leads recebem sempre o e-mail certo na hora certa! Quando eu comecei a colocar a experiência do meu leitor em primeiro lugar, tudo mudou e eu descobri o verdadeiro poder da 2ª Força


Como encontrei os 5 modelos de E-mail Marketing Furiosos que vendem no automático:

Os e-mail que eu vou te apresentar em seguida foram descobertos na trincheira, aprendendo com meus erros e acertos. Acima de tudo, o que me fez encontra-los foi a mentalidade de sempre pensar antes de realizar qualquer disparo. O fator mais importante para ter sucesso com e-mail marketing é o relacionamento com as pessoas que estão do outro lado, pois, como eu já disse anteriormente Leads são muito mais que números…


E-MAIL MARKETING FURIOSO 01) PROVA SOCIAL

Agora vamos partir diretamente para a trincheira e começar a aplicar tudo na prática! O primeiro e-mail furioso que eu quero compartilhar contigo aborda o conceito da Prova Social. A Prova Social é um gatilho mental, ou seja, é uma ação externa capaz de provocar uma reação nas pessoas que estão lendo. Falando especificamente sobre a Prova Social ela funciona basicamente como uma comprovação de que alguém que comprou o seu produto passou pela transformação prometida e teve resultados.


Quero te falar sobre um e-mail específico que trouxe um resultado muito significativo usando este gatilho…
Te falando um pouco sobre o contexto, sou Coprodutor de um projeto no qual o especialista ensina sobre Churrasco…

A isca digital que desenvolvemos para fazer a captação de Leads foi o E-book 7 passos para fazer um Churrasco Premium.

Este entregava MUITO conteúdo de valor nos 6 primeiros passos e no último passo fazia uma oferta do nosso produto de entrada. Esta oferta dizia mais ou menos assim: Quer tirar da grelha um dinheiro extra nos finais de semana? Compre agora o Curso X sobre Churrasco para ganhar dinheiro.


Somente essa estratégia já havia nos gerado boas vendas no automático, mas essa não era nossa única arma. Sabendo que muitas pessoas não compram logo de cara, criamos uma automação para as pessoas que haviam recebido este E-book. Após receber o E-book, a Lead entrava numa automação de e-mails e curiosamente o e-mail dessa sequência que mais converteu vendas usava o claramente o gatilho de Prova Social. O texto contava a história de um aluno que havia faturado mais de R$ 2.000,00 com Delivery de Hamburger em um só dia e isso incentivou muitas pessoas a realizarem a compra. Fica evidente que este é um gatilho muito poderoso e pode dar aquele empurrãozinho final em decisões de compra.


E-MAIL MARKETING FURIOSO 02) VOUCHER DE ECOMMERCE

Partindo agora para o segundo e-mail furioso…Normalmente as pessoas acham que para fazer um Lançamento é preciso fazer todo o investimento antes e só receber quando acontecer a abertura do carrinho. Porém, eu já provei na prática que não é bem assim que funciona. E exemplo que eu vou te contar agora é um caso de muito sucesso que obtive durante o Lançamento de um produto de Ecommerce.


Quero te falar um pouco do contexto…

Esta loja online contava com 20 produtos diferentes no seu mix e o nosso Lançamento tinha como objetivo lançar um novo produto. Começamos a captação de Leads como fazermos em qualquer outro Lançamento, mas decidimos testar uma estratégia diferente. Colocamos um Voucher de R$20,00 de desconto para as pessoas cadastradas no Lançamento. Este Voucher era oferecido tanto na Página de Obrigado como em um e-mail da automação que as Leads entravam após realizarem o cadastro. Este Voucher permitia que a pessoa pudesse fazer a sua PRIMEIRA COMPRA no Ecommerce após se cadastrar no Lançamento com o benefício financeiro do cupom.


Como funcionou essa automação:

Previamente era feita a integração entre o Shopify + ActiveCampaign.

Feita a automação, acontecia a verificação automática da condição: A pessoa já comprou no Ecommerce?

Se a resposta fosse “não”, o Voucher era oferecido na Página de Obrigado e no e-mail, possibilitando que essa Lead ganhasse os R$ 20,00 de desconto na primeira compra.


Resultados da estratégia:

Durante este Lançamento foi investido um total de R$ 10.000,00.

O nosso faturamento com essa estratégia do Voucher foi de R$ 10.000,00.

>>> Ou seja, nós conseguimos recuperar 100% do investimento antes mesmo do Lançamento começar! <<<


Quais foram os grande objetivos por trás dessa estratégia:

Objetivo 1) Educar a Lead a abrir e-mail (ao receber uma vantagem financeira, ela entende que deve abrir)

Objetivo 2) Ganhar Score com o Gmail (quando há bastante interação, o Gmail identifica que os e-mails são bons)

  • A pessoa ABRE o teu e-mail (não conta muito para entregabilidade)
  • ENCAMINHA o teu e-mail (conta razoavelmente para entregabilidade) 
  • A pessoa CLICA no teu e-mail (conta bastante para entregabilidade)
  • RESPONDE o teu e-mail (conta MUITO para entregabilidade)

Objetivo 3) Incentivar as Leads a realizarem a primeira compra

Objetivo 4) Recuperar parte do investimento antes do início do Lançamento – neste caso foi 100% 🙂


E-MAIL MARKETING FURIOSO 03) UPSELL SEU PRÓXIMO PASSO…

Chegamos no nosso terceiro e-mail furioso…Quero te falar agora sobre uma estratégia que usamos em outro projeto para fazer vendas de Upsell. Upsell nada mais é do que oferecer um produto mais caro para uma pessoa que comprou um produto seu. É uma ótima estratégia para aumentar seu faturamento vendendo para a mesma quantidade de pessoas.


Bom, agora quero te falar sobre o contexto. Neste caso, estávamos fazendo um Lançamento no nicho de Delivery de Hamburger/ Churrasco. A pessoa que havia acabado de comprar o produto oferecido recebia uma segunda oferta do produto seguinte que gostaríamos de vende-la. O título do e-mail que funcionou muito bem para essa estratégia foi “Seu Próximo Passo…” e, pensando depois, chegamos a conclusão de que realmente aquele era o título perfeito para um e-mail com essa finalidade.


Quando se trata de uma venda de Upsell, você deve sempre pensar o seguinte:


>>> Qual é o próximo passo dessa pessoa? <<<


Oferecer um produto seguinte para quem acabou de realizar uma compra pode parecer algo simples, mas envolve muitos fatores. O principal deles é o entendimento das dores e desejos da Persona, pois, uma vez que você entende a forma como o seu cliente pensa fica muito mais fácil definir qual deve ser seu próximo passo. O conceito por trás da estratégia de oferecer mais de um produto para a mesma pessoa se chama LTV (Long Term Value = Valor de Longo Prazo).

Basicamente, a ideia é que é possível e muito aconselhado vender produtos diferentes para as mesmas Leads ao invés de contar somente com a prospecção de novos interessados. Pense assim, captar novas Leads interessadas no seu produto envolve um custo, além do fato de que elas ainda não confiam no seu trabalho. Por outro lado, quando você oferece outros produtos para pessoas que já compraram de ti e tiveram uma boa experiência, o custo é 0 e a confiança já foi concretizada! Aplique esse conceito no seu negócio e me agradeça depois! 🙂


E-MAIL MARKETING FURIOSO 04) ESCASSEZ

Partindo agora para o quarto e-mail furioso estamos quase chegando no final…
Agora, quero te falar sobre um outro gatilho mental. Dessa vez, se trata do gatilho da Escassez que se baseia na existência de uma oportunidade que vai acabar em breve por algum motivo. É um dos gatilhos mais utilizados devido a sua facilidade de aplicação e grande eficiência. Na prática, ele funciona tão bem, pois muitas pessoas que têm interesse em adquirir um determinado produto acabam sempre ficando com alguma dúvida ou simplesmente acabam procrastinando a compra. Este gatilho em ação para apressa-las a tomar uma decisão, neste caso, comprar seu produto.


Em quais casos esta estratégia pode ser aplicada?


Infoproduto

Exemplos:

  • Penúltimo dia do teu lançamento
  • Ultimas 36h (10h da manha de quinta-feira)
  • Ultimas 16h (8h da manha de sexta-feira)
  • Ultima chamada 4h (20h de sexta-feira)
  • Fecha em 2h (22h de sexta-feira)

Ecommerce

Exemplos:

  • “Mini Black Friday” dentro do teu negócio
  • Final de mês é perfeito para isso

Mini Lançamentos

Exemplo:

  • Aula toda 2ª: No final da aula de hoje vou abrir até a meia noite as inscrições da Comunidade Efeito Active.

Imóveis

Exemplo:

  • Estou fechando a agenda do final de semana e tenho disponibilidade no Sábado às 14h ou no Domingo às 13h. Vou fechar com as primeiras pessoas que me responderem confirmando a visita.

Tenho uma dica bônus para você aplicar no teu negócio…

Quando o objetivo é acionar o gatilho da Escassez, uso e vou continuar usando o contador de tempo nos meus e-mails. O apelo visual proposto pelo contador é uma forma de amplificar o efeito do gatilho e garantir que a pessoa tenha consciência de que a possibilidade de perder a oportunidade está se aproximando.


Como criar o contador:

Crie e personalize seu contador pelo site Sendtric: https://www.sendtric.com/

Após criado o contador, copie o link HTML e insira no seu e-mail.

E-MAIL MARKETING FURIOSO 05) DESCONTO + BÔNUS

Por fim, o quinto e último e-mail furioso…

Neste caso, novamente fazemos um apelo para o lado visual. Contextualizando, se trata de um projeto onde minha especialista trata sobre cuidados com a pele. Aplicamos o conceito do LTV e temos uma série de produtos que são oferecidos para a audiência. Neste exemplo, vamos retomar também a questão do Upsell, porém com uma abordagem diferente.


Exemplo de Resumo da Oferta:

  • Você deve aplicar a estratégia do “desconto cru” no próprio produto SEM BÔNUS, ou seja, Valor do produto – Valor cheio com JUROS.
  • Isso é possível, pois na Hotmart existem 2 formas de colocar o juros no seu produto:
    • Sem juros para o seu cliente. Neste caso o total = R$ 997,00
    • Com juros para o seu cliente. Neste caso o total = R$ 1.100,00
  • Neste caso quisemos deixar sem juros e enfatizar este “desconto”, logo, o título do e-mail foi:
    • [NOME DO PRODUTO] Desconto de R$103 + 3 Workshops de R$344,00

PS.: Além de descrever o desconto como indicado acima, também é muito eficiente adicionar um elemento visual que mostre na prática a oportunidade. Por exemplo, a imagem de um “extrato” com o valor total da compra subtraindo o desconto oferecido. Este incentivo visual dá mais confiança na hora da compra.Novamente tenho uma dica extra para você…Muitas pessoas ficam com dúvida na hora de apresentar o desconto:

  • Quando colocar o desconto no formato de porcentagem?
  • Quando colocar o desconto no formato de valor total?

Neste caso, se pergunte:

  • Em qual formato o número é maior?
  • Na porcentagem ou no valor total?

>>> Sempre colocar o valor que tiver o maior numeral <<<


Exemplo:

  • Orlinda vai vender as marmitas:
  • 1 marmita = R$ 20,00
  • Venda do pacote da semana:
  • 5 marmitas de R$ 25 = R$ 125,00
  • Vai comprar 4 e vai levar 5.
  • De: R$1250,00 por R$1000,00
  • R$250,00 de desconto > 20% de desconto


Considerações Finais

Com isso, chegamos ao fim do nosso post. Espero verdadeiramente que tenham gostado desse conteúdo. Apliquem todas as dicas, pois tenho certeza que cada uma delas vai impactar de uma forma muito positiva.


Agora quero te fazer um convite muito especial!

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Abraços,

Laschuk

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