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Como recuperar carrinho abandonado com ActiveCampaign

Guilherme Laschuk
Escrito por Guilherme Laschuk em 20 de dezembro de 2021
Como recuperar carrinho abandonado com ActiveCampaign
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Se tem uma coisa que tira o sono de quem trabalha com vendas pela internet, é a taxa de abandono de carrinho. Pesquisas apontam que a cada 10 pessoas, 7 acabam desistindo da compra bem na hora de finalizá-la! E para evitar essa situação, aqui você aprenderá a recuperar carrinho abandonado com ActiveCampaign.

O seu trabalho em prol da boa performance de vendas é garantir que essas 7 pessoas não sejam esquecidas. Na verdade, é assegurar que as compras iniciadas por elas não fiquem para trás e a melhor maneira de trabalhar essa recuperação é a partir das boas práticas e alguns hacks interessantes que e-mail marketing. 

O que vamos compartilhar a seguir são dicas baseadas nas estratégias que testamos na Aimbot e que trouxeram resultados para os nossos clientes, diminuindo a taxa de abandono de carrinho e, consequentemente, aumentando a receita em determinado produto. 

Por que o tráfego do e-mail marketing é o melhor de todos?

Caso ainda restem dúvidas sobre a importância de trabalhar a recuperação do carrinho abandonado, saiba que o tráfego que vem do e-mail marketing é aquele com maior capacidade de conversão. 

É o que diz um estudo do Shopify, que elenca esse tipo de tráfego como o melhor entre os demais, convertendo 4,29% do público, enquanto os outros mal chegam a 3% – incluindo o tráfego de pesquisa orgânica, que geralmente, por ser intencionado, têm um público com grande valor de consciência. 

Qual o motivo da grande taxa de abandono de carrinhos?

activecampaign laschuk automação de email marketing

Já pensou no que pode estar por trás do seu índice de abandono de carrinhos? Não existe uma resposta pronta para isso! Cada business deve avaliar o que faz as pessoas desistirem da compra e trabalhar em cima de soluções para reverter esse problema. 

O que há são possibilidades gerais que, dada nossa experiência, estão presentes com frequência na maioria dos negócios que sofrem com esse abandono. Abaixo, com suporte de uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, listamos algumas delas. 

  • Frete caro: 53%
  • Necessidade de criar uma conta: 31%
  • Checkout longo: 23%
  • Falta de visibilidade sobre o valor final: 20%
  • Ausência de confiança no site: 17%
  • Entrega com prazo longo: 16%
  • Erros e falhas no site: 15%
  • Insatisfação com a política de devolução: 10%
  • Opções de pagamentos insuficientes: 6%
  • Cartão de crédito recusado: 4% 

Agora que você conhece alguns dos principais motivos do abandono de carrinho, vamos pensar em como o e-mail marketing pode ajudar.  

Quer saber como recuperar carrinho abandonado com ActiveCampaign?

Já falamos por aqui sobre como recuperar carrinho abandonado com ActiveCampaign e agora é hora de nos aprofundarmos um pouco mais no assunto. Ao entender porque as pessoas desistem da compra no site você deu o primeiro passo e não fará sua estratégia de recuperação com base no achismo. 

Nós não vamos sugerir uma solução para cada motivação de abandono citada acima. Nossas dicas serão categorizadas pelo seu tipo de business.

Recuperação de carrinhos abandonados em e-commerces

Aqui você tem duas opções: criar uma automação de e-mail marketing para cada categoria da loja ou criar uma automação para cada produto!

Na primeira opção você cria uma sequência de e-mail geral para as categorias. Já na segunda, de forma extremamente personalizada, a automação será de acordo com cada produto, independente do volume. Essa alternativa dá bastante trabalho, mas pode ser muito mais assertiva que a primeira, pois possibilita a abordagem do produto em questão com informações robustas sobre fabricação, principais dúvidas, provas sociais etc. 

Muitos e-commerces não usam nenhuma dessas opções e preferem o mais simples, automatizando apenas uma sequência de e-mail para toda loja. Até nós já usamos essa estratégia por aqui e, inicialmente, gerou bons resultados. Afinal, 1 é melhor que 0. Entretanto, se você quiser escalar suas vendas, são as duas opções acima que vão profissionalizar a sua gestão de e-mail. 

Independente da estratégia que você escolher, a imagem mostra uma automação com 5 e-mails para que você trabalhe na recuperação de carrinho. Veja só:

activecampaign emails para recuperar carrinho abandonado

  • O primeiro deles deve ser enviado logo após o abandono. É uma forma da ação não “passar batida”. 
  • Já o segundo é um e-mail que traz credibilidade, sanando algumas das principais dúvidas sobre o produto. 
  • O terceiro é uma prova social, um discurso de quem comprou e tem muita coisa boa para falar sobre. 
  • Enquanto isso, o quarto e-mail dá um “empurrãozinho” para que a compra seja efetivada por meio da liberação de um cupom de desconto. 
  • E, por fim, o quinto dispara o gatilho da escassez, limitando o prazo de validade do cupom. 

Bom, esses são os melhores insights que podemos compartilhar com foco em e-commerces. Agora vamos olhar para outro segmento. 

Recuperação de carrinhos abandonados no mercado de infoprodutos

O primeiro passo para trabalhar na recuperação de carrinho abandonado de infoprodutos é vincular plataforma que você usa ao ActiveCampaign e, em seguida, criar uma segmentação e uma tag para que aquelas pessoas que desistiram na compra caiam direto na sua lista dentro do ActiveCampaign, beleza?

Diferente da automação criada para e-commerces, aqui vamos trabalhar com uma menor quantidade de disparos. Serão três e-mail e de cara entregaremos um bônus para que o futuro aluno consiga ter uma amostra da qualidade do produto final. 

Nesse caso, oferecemos como bônus um produto que vendemos por um ticket menor do que o do produto que foi abandonado. 

activecampaign laschuk email hotmart 01

O segundo e-mail estipula um prazo de validade para obtenção de bônus.

activecampaign laschuk email hotmart 02

Enquanto o terceiro é um lembrete direto da validade desde bônus. 

activecampaign laschuk email hotmart 03

Pronto para recuperar suas vendas?

Vamos fazer uma breve recapitulação: aqui você descobriu qual a média de abandono de carrinhos, quais os principais motivos desses abandonos e como driblá-los em e-commerces e infoprodutos, certo?

A partir das táticas que compartilhamos com você, sugerimos que coloque logo a mão na massa e não deixe mais nenhuma venda escapar. Afinal, você viu! É simples. 

Se quiser se aprofundar nas técnicas sobre como recuperar carrinho abandonado com ActiveCampaign e outras que envolvem a ferramenta por completo, entre na fila de espera da comunidade Efeito Active, onde mais de 200 pessoas fazem networking e usufruem de cursos para lançamentos, venda em perpétuo e e-commerce.