Estratégias de Marketing Digital

Facebook Ads: A Melhor Forma de Mensurar Resultados Reais

Guilherme Laschuk
Escrito por Guilherme Laschuk em 2 de julho de 2020
Facebook Ads: A Melhor Forma de Mensurar Resultados Reais
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Se você utiliza Facebook Ads e gosta de mensurar seus resultados para entender qual seu grupo de anúncios ou campanha está performando melhor, você já deve ter passado pelo seguinte problema:

O Problema da Janela de Conversão no Facebook Ads (e Como Resolver)

Digamos que você criou uma campanha no Facebook e outra no Google. Subiu seus 2 anúncios e vendeu 300 mil reais (150 em cada um deles).

Aí, você abre seu painel de vendas (Shopify, Hotmart, etc.) e vê que vendeu só 150 mil, e não 300 mil, como as duas ferramentas estavam mostrando.

Por que esse tipo de problema acontece? Por causa de uma coisa chamada “Janela de conversão“.

O Google Ads vai sempre te mostrar o resultado do último clique que o usuário fez quando ele fez a compra do produto (quando ele viu o anúncio, clicou e comprou).

Já no Facebook, você pode configurar a janela de conversão. Por exemplo, o usuário pode ter clicado no anúncio e já comprado, ou pode ter clicado, passado 7 dias e depois comprado. É nesse caso que acontece essa sobreposição de resultados. Pode ter passado 7 dias, o usuário comprar por um anúncio do Google e contabilizar da mesma forma.

Eu recomendo você deixar selecionado, então, “clique em 7 dias ou visualização em 1 dia“. Ou seja, ou a pessoa visualizou hoje e comprou daqui 7 dias, ou viu hoje e acabou indo pro Google e comprou o produto por ter visto no Instagram (por exemplo: o usuário viu o anúncio no celular e foi para o computador comprar).

 

O Facebook precisa de, pelo menos, 50 compras para começar a otimizar o pixel. Se eu deixar em apenas 1 dia, eu terei um problema muito grande.

Para resolver isso, eu vou transferir essa mesma estrutura que eu tenho na minha conta de anúncios para o Google Analytics, para mensurar os reais resultados.

Como Mensurar com Precisão seus Resultados com Facebook Ads

1. Copie o código de parâmetros de URL: utm_source=FacebookAds&utm_medium={{adset.name}}&utm_campaign={{campaign.name}}&utm_content={{ad.name}}&utm_term={{placement}} e cole em “Rastreamento”.

2. No Google Analytics, vá em “Aquisição“, “Campanha“, “Todas as campanhas“. Se você colou o código, poderá abrir esse grupos de anúncio. Para saber exatamente qual foi o anúncio que você conseguiu vender: clique nele e selecione “Conteúdo do anúncio“.

 

Pronto! Dessa forma, você poderá mensurar todos os seus resultados e saber o que está gerando vendo para o seu negócio!

 

Assista ao Vídeo Abaixo e Descubra a Melhor Forma de Mensurar Resultados Reais

 

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