Estratégias de Marketing Digital

Google Tag Manager: Como Rastrear o Clique em um Botão

Guilherme Laschuk
Escrito por Guilherme Laschuk em 17 de julho de 2020
Google Tag Manager: Como Rastrear o Clique em um Botão
Junte-se a mais de 5.023 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hoje, vou te ensinar como fazer um trackeamento (rastreamento) do usuário que clica no botão dentro do seu site através do Google Tag Manager.

Você sempre quis saber como medir a quantidade de cliques no seu site? Saber quantos clicaram em “Adicionar ao carrinho“, ou quantos clicaram em “Comprar“, etc? Se sim, se liga aqui:

Por Que é Importante Trackear seu Usuário?

Para fazer um pixel de Facebook, simples assim. Se a pessoa clicou em adicionar ao carrinho, se ficou navegando por outras páginas do site, etc. você pode definir o tipo de comportamento que aquele usuário teve e segmentar suas campanhas especificamente para ele.

Vou te mostrar como adicionar um evento a partir dos cliques desses usuários.

Como Trackear através do Google Tag Manager

1. Acesse o Google Tag Manager e clique em “Adicionar nova tag“.

 

2. No meu caso, toda vez que alguém clicar no meu botão, vou ativar o ViewContent do Facebook Ads. Basicamente, vou querer saber as pessoas que clicaram naquele botão para ver mais conteúdo. Para fazer isso, copie o código do evento de “Visualizar conteúdo” do pixel de Facebook para fazer esse tipo de trackeamento.

 

3. No Google Tag Manager, selecione “HTML personalizado” e cole o código. Não esqueça de escrever <script> no início e </script> no final, como indicado.

 

4. Em “Acionamento“, clique em “+” para adicionar um novo. Em “Clique“, selecione “Todos os elementos“.

 

5. Deixe selecionado “Alguns cliques” e “Click URL“, “contém” e, no meu caso, escolhi o nome “#vantagens” como nome da URL que será trackeada. Depois, clique em “Salvar“.

 

Pronto! Agora, você está trackeando todos os usuários que clicaram no botão do seu site. Não esqueça de testar para checar se está funcionando!

 

Assista ao Vídeo Abaixo e Aprenda Como Trackear o Usuário que Clicou nos seu Botão

 

Descubra mais Conteúdos Semelhantes

Curtiu o Conteúdo? Me Siga nas Redes Sociais!

Youtube: Para assistir mais vídeos sobre conteúdos de marketing digital, me siga meu Canal Guilherme Laschuk.

Instagram: @guilhermelaschuk confira os meus bastidores e os bastidores da minha equipe para entender como geramos resultados incríveis para nossos clientes.

LinkedIn: Guilherme Laschuk para começarmos a interagir por lá também 🙂