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Lead Scoring: Como Separar sua Base QUENTE de Leads

Guilherme Laschuk
Escrito por Guilherme Laschuk em 20 de junho de 2020
Lead Scoring: Como Separar sua Base QUENTE de Leads
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Hoje, vou ensinar como fazer Lead Scoring através do ActiveCampaign, para você desenvolver a melhor gestão da sua base de leads e vender muito mais através de e-mail marketing.

Na sua base, você sempre terá leads mais “quentes” e leads mais “frios“, ou seja, sempre haverá usuários que interagem com seus e-mails por mais tempo e outros que talvez nunca tenham interagido com eles.

Por causa disso, você pode fazer o que chamamos de Lead Scoring no marketing digital, que nada mais é do que pontuar os leads que interagem mais e os que interagem menos. Se uma grande quantidade de usuários abre o seu e-mail, o Gmail (ou qualquer outro provedor de e-mail) entende que seu conteúdo é relevante e começa a entregar seus disparos mais facilmente para sua base.

Lembrando: essas empresas provedoras estão sempre se comunicando, então quando você envia um e-mail com uma boa aceitabilidade, a sua reputação e credibilidade vão aumentando e fica mais fácil você conseguir aumentar sua abertura, porque mais difícil será de eles caírem na caixa de spam.

No meu caso, eu realizo meus disparos da seguinte forma: às 8h da manhã, eu mando e-mail para a minha lista “quente”, para quem costuma abrir, então o Gmail classifica meu e-mail como sendo relevante. Mais tarde, às 12h, eu mando aquele mesmo e-mail para minha base “fria” e menos engajada. Só que, quando uma pessoa dessa base fria abre meu e-mail, ela acaba pontuando e sendo segmentada para minha base “quente” no próximo disparo.

Como aplicar o Lead Scoring no ActiveCampaign

1. No ActiveCampaign, em “Contatos“, selecione “Gerenciar Pontuação“, “Adicionar uma Pontuação” e “Pontuação de Contato“.

2. Clique em “Adicionar nova regra“, selecione “Abriu“, “Qualquer campanha ou e-mail” e clique em “Salvar

3. Selecione para “Adicionar 10 Pontos” e pontos expiram “nunca“. Clique em “Salvar” e em “Ativo“.

4. Crie uma nova campanha. Em “Lista“, crie um novo segmento. Selecione “Score“, “maior que“, “0“. Então, se a pessoa abriu qualquer e-mail, ela vai se encaixar nessa segmentação.

5. Depois de terminar a campanha e mandar o e-mail para sua base, você vai duplicar esse e-mail e criar uma nova segmentação: “Score“, “é“, “0“. Mais tarde, você vai mandar esse e-mail, só que agora para sua base “fria“.

 

DICA: Digamos que o usuário abriu 10 e-mails teus e fez 100 pontos. O que você faz? Mande um e-mail personalizado! Faça um convite, um brinde ou dê um desconto em um produto que você tem. Encoraje ele a continuar abrindo teus e-mails e consumindo seu conteúdo!

Assista ao Vídeo Abaixo e Aprenda a fazer Lead Scoring através do ActiveCampaign

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