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Saiba como reduzir a taxa de SPAM no e-mail

Guilherme Laschuk
Escrito por Guilherme Laschuk em 10 de novembro de 2021
Saiba como reduzir a taxa de SPAM no e-mail
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Quando você envia muitos emails, pode receber denúncias de SPAM. Isso vai prejudicar sua reputação, taxa de entrega ou até mesmo blacklist (bloqueio por ISPs). Quer aprender a reduzir a taxa de SPAM no e-mail? Continue nesse blog post. 

O que é a taxa de denúncia em spam?

A taxa de denúncia é um % calculado de envios dividido pela quantidade de denúncias em spam. Por exemplo, se você mandou 5.000 emails e recebeu 500 denúncias de spam, sua taxa de denúncia em spam ficou em 10%.

Quanto é uma taxa alta de spam?

Na industria do email marketing, é considerado uma taxa padrão algo em torno de 0,1%, ou seja, 1 email a cada 1000 disparos. Qualquer coisa acima disso é considerado alto.

Como sei minha taxa de spam?

Aqui, 80% da minha base de contatos é do GMAIL. Isso é ótimo, porque o GMAIL tem uma ferramenta chamada “PostMaster” e através dela você consegue conferir sua taxa de denúncias em spam. Repara abaixo:

Olha que legal! Aqui estou com 0% de taxa de spam no meu domínio “laschuk.com.br” nos últimos 7 dias.

Como uma pessoa denuncia seus emails como SPAM?

1) Denúncia no Email

Sempre que você recebe um email, você tem a opção de denunciar ele como SPAM, como no exemplo abaixo (último ícone da direita com o ! no meio):

Isso é ótimo, porque eu mesmo já recebi vários emails que não tem a opção de descadastro (e eu seilá como essas pessoas conseguiram meu contato), porque assim consigo manter a minha caixa de entrada limpa e sigo usando email.

2) Denúncia no descadastro

Quando a pessoa clica em se descadastrar, ela tem a opção de marcar o motivo como “SPAM”.

Como que uma alta taxa de spam pode afetar o seu negócio?

Uma taxa acima dos 0,1% pode resultar em meses para você corrigir a entregabilidade dos seus emails. Algo em torno de 30 até 60 dias…

Quando você ultrapassa essa métrica, você é avisado pela plataforma de disparo de email marketing (no caso a ActiveCampaign envia automaticamente para você um email). Após isso, você tem seus disparos suspensos e assim você precisa responder um questionário evidenciando porque que aqueles disparos não eram spams.

Se persistir o problema, a ActiveCampaign pode bloquear sua conta.

8 Hacks/boas práticas para evitar denúncia em SPAM

Seguindo as práticas abaixo, você provavelmente vai ter uma taxa próximo a 0%.

1) Só envia para quem está em optin

Existe um termo chamado “Optin”, que significa que são as pessoas que entraram na sua lista de emails. Isso é… a pessoa preencheu um formulário para entrar na sua lista, realizou a compra de um produto da sua marca, abandonou o carrinho, resgatou um cupom… entre outras milhares de formas para você captar leads. Esses são os únicos leads que você deve ter na sua base.

2) Double optin

Existem muitas empresas no mercado que optam por apenas fazer o optin. Ou seja, a pessoa se cadastra no seu email e isso já é suficiente para ser um lead ativo na sua base. O que eu sugiro você fazer é sempre confirmar o email dessa pessoa pedindo para ela acessar o email e apertar no botão de confirmação. Após isso, você deve mandar emails somente para essa base.

3) Não usar listas de terceiros

Uma das piores coisas que pode acontecer é você se cadastrar para um evento e receber emails dos patrocinadores desse mesmo evento. Isso é péssimo! JAMAIS use a lista de terceiros.

4) Colocar um botão de descadastro no topo do email

Muito simples, coloca um botão de descadastro na parte superior do email e assim os leads indesejados vão sair da sua base.

5) Adicionar uma nota no topo do email porque a pessoa está na lista

Você pode lembrar seus leads o motivo pelo qual essas pessoas estão na sua base.

6) Enviar sequência de mensagens quando a pessoa entra na sua lista

Entrou na sua lista? É o melhor momento para estabelecer uma conexão com seu lead e mostrar pra ele que você usa email para se comunicar.

7) Usar mesmo domínio que o lead foi captado

Se você captou por laschuk.com.br, não envie email via hug.business. Embora os dois domínios sejam seus, o lead sente algo bem parecido com o hack de número 3.

8) Usar o mesmo branded name

Se a pessoa se cadastrou no seu site: LASCHUK.com.br, não coloque o remetente como “EFEITO ACTIVE”. ahah.

9) Envie mensagens personalizadas para sua lista

Se o lead começar a sentir que as mensagens são muito genéricas, ele vai acabar saindo da sua lista.

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